Dicas para treinar em casa
Por uma penca de motivos, que vão desde comodidade a tempo, uma série de pessoas fazem de sua casa sua própria academia. Porém alguns detalhes são essenciais e devem ser pensados antes de iniciar os exercícios neste tipo de ambiente.
Formulando o seu treino:
Todo mundo sabe que a internet é uma ótima ferramenta para nos fornecer informações. Mas não monte seu treino baseado no que você vê por aí em fóruns e sites, afinal de contas cada organismo tem suas particularidades e você deve ter a orientação de um Educador Físico para planejar o treino e determinar a frequência, pesos, tempo de descanso...
Nessa hora se torna fundamental que você já tenha feito academia para saber a técnica correta dos exercícios. Caso você nunca tenha ido, novamente tente absorver o máximo de orientação do profissional, pode ser um amigo que esteja graduando a faculdade de educação física e que tenha algum experiência em musculação por exemplo.
Também vale a pena conferir imagens e vídeos na internet afim de auxiliar no entendimento das execuções dos exercícios. Assim como revistas que abordam o assunto, feito a Men's Health.
Atenção e concentração:
Este tipo de ambiente está sujeito a muitas distrações. No momento da malhação tenha foco no que está fazendo, sendo preferível deixar sua TV, computador e o que possa vir a lhe atrapalhar, desligado.
Se possível tenha um setlist com músicas que dão aquele "gás", isso irá motivá-lo. Também tenha um cronometro em mãos para seguir os intervalos entre as séries/exercícios corretamente.
Equipamentos:
Obviamente você não terá o mesmo leque de opções que teria em uma academia, mas saiba contonar isso com exercícios com execuções mais complexas. Novamente um Personal pode ajudá-lo nesse momento.
Se tiver condições financeiras, compre 2 barras (40 cm) e anilhas com variados pesos (não se esqueça dos grampos), eles serão bem-vindos, pois a sua gama de exercícios tendem a aumentar consideravelmente com eles.
Um exemplo de exercício que pode ser adaptado é o supino reto, ele serve de base para o desenvolvimento do peitoral. Se não tiver um banco para realizá-lo, faça-o deitando-se sobre o chão, o que torna-o mais seguro por limitar que os braços desçam além da linha dos ombros.
Companhia:
Se preferir chame algum amigo seu (vizinho por exemplo) para treinar. Assim alguém estará visualizando as suas execuções e auxliando no que for necessário.
Em resumo:
Treinar em casa pode ser uma excelente alternativa para quem não pode, por qualquer que seja o motivo, frequentar a academia. Contudo, haverá suas limitações e como deu para perceber, precauções devem ser tomadas.
Ainda há a possibilidade de alternar entre a academia e sua casa, quando for inviável ir a academia em certos dias da semana.
No mais, não comece uma atividade física sem antes realizar uma avaliação médica. Quem quiser compartilhar outras dicas, comenta conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário